O Instituto Recicleiros divulgou a lista de municípios classificados para avançar à terceira fase da Seletiva 2024 do Programa Recicleiros Cidades, projeto estruturante de coleta seletiva e reciclagem referência no Brasil. 

Assim, Cáceres (MT), Estância (SE), São Cristóvão (SE) e Senhor do Bonfim (BA) estão mais perto de promover verdadeiras transformações socioambientais ao implantar um programa único de coleta seletiva e reciclagem e se tornar referência nacional em sustentabilidade, economia circular com atuação socioambiental de impacto. 

Leia também:

Recicleiros fecha parcerias para promover mudança de comportamento para reciclagem

Em parceria com Instituto Heineken, Academia do Catador promove treinamento de consumo consciente de álcool para catadores

Conheça os 21 municípios classificados para a segunda fase da Seletiva 2024 do Programa Recicleiros Cidades

Considerada a porta de entrada para o Programa Recicleiros Cidades (PRC), a qualificação e habilitação são etapas a serem cumpridas pelos municípios que participam do Edital de Chamamento Público, também denominado como Seletiva Recicleiros Cidades (SRC).

Nos últimos dias, os gestores públicos tiveram a chance de conhecer melhor a tecnologia socioambiental do Programa Recicleiros Cidades, entender todos os fundamentos para estruturação do serviço municipal de coleta seletiva e de reciclagem e foram instrumentalizados para preparar a regulamentação para implantação desse ecossistema em suas comunidades.

Ao final deste processo, os municípios mais engajados e comprometidos com a causa socioambiental foram convidados para receber consultorias exclusivas dos(as) especialistas Recicleiros visando o alcance das evidências que comprovem a sua aptidão e que criam condições para implantação do Programa Recicleiros Cidades.

Vale ressaltar que os municípios cuja população na região urbana esteja entre 32,5 mil e 200 mil habitantes, estão aptos a integrarem o Programa Recicleiros Cidades e podem receber até R$ 5 milhões. Os recursos serão investidos em soluções para implementação da reciclagem inclusiva, como infraestrutura, gestão, assessoria técnica, comunicação e muito mais.

A Seletiva é organizada pela Academia Recicleiros do Gestor Público, área do Instituto Recicleiros responsável por auxiliar as prefeituras na elaboração de todos os itens necessários para sedimentar a política pública e o serviço de coleta seletiva municipal. E tem a SIG como patrocinadora semente Recicleiros desde 2018. A SIG é uma empresa que acredita no projeto que implementa e mantém nos municípios brasileiros um sistema de coleta seletiva e reciclagem eficiente e inclusivo.