A força estruturante Recicleiros

Entenda como fazemos a reciclagem de forma compartilhada e inclusiva. Como atuamos nos municípios brasileiros envolvendo os gestores públicos, os catadores, as empresas e a comunidade local e construímos ecossistemas virtuosos.

Como atuamos nos municípios

Recicleiros Cidades traz a concepção da atuação circular pela conexão de todos os atores que precisam estar envolvidos no sistema para que aconteça nos municípios a reciclagem inclusiva, de alto impacto e viável economicamente. Para os municípios, Recicleiros leva conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos complementares aos esforços das prefeituras para estabelecer a coleta seletiva como uma política pública. Neste fazer coletivo, Recicleiros implanta nas cidades um novo conceito de centrais de reciclagem.

São Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis de alta eficiência, segurança e ergonomia. Com equipamentos modernos, assessoria técnica qualificada e gestão, são criadas oportunidades de trabalho e qualificação profissional para pessoas em estágio de vulnerabilidade social e econômica. Enquanto tudo isso acontece, Recicleiros desenvolve ações educativas e comunicacionais junto aos munícipes, para o engajamento e o despertar da responsabilidade comunitária. Neste arcabouço de integração, Recicleiros consolida nas cidades brasileiras uma tecnologia socioambiental inspiradora e bem-sucedida.

Estamos por todo o Brasil e vamos chegar mais longe!

Recicleiros Cidades está presente em 12 municípios de 5 regiões brasileiras e de 11 estados, e isso é só o começo...

Nordeste

  • Cajazeiras (PB)
  • Jijoca de Jericoacoara (CE)
  • Serra Talhada (PE)

Norte

  • Ji-Paraná (RO)

Centro-oeste

  • Caldas Novas (GO)
  • Naviraí (MS)
  • Maracaju (MS)

Sudeste

  • Garça (SP)
  • Guaxupé (MG)
  • Piracaia (SP)
  • Três Rios (RJ)
  • São José do Rio Pardo (SP)

Sul

  • Campo Largo (PR)
  • Caçador (SC)
Background
01

Jijoca de Jericoacoara (CE)

02

Cajazeiras (PB)

03

Serra Talhada (PE)

04

Ji-Paraná (RO)

05

Naviraí (MS)

06

Caldas Novas (GO)

07

Guaxupé (MG)

08

Três Rios (RJ)

09

Garça (SP)

10

Piracaia (SP)

11

Campo Largo (PR)

12

Caçador (SC)

13

Maracaju (MS)

14

SJ do Rio Pardo (SP)

Uma nova seletiva se abre

Recicleiros lança nova seletiva em outubro de 2021, abrindo a oportunidade para mais municípios brasileiros se integrarem ao programa Recicleiros Cidades. Nossa meta é estar presente em 60 cidades brasileiras até 2027, abrangendo todos os 26 estados. Recicleiros chega aos municípios para integrar os processos da coleta seletiva, reciclagem e logística reversa. No fazer coletivo, todos ganham.

Ganha o planeta

Porque reduz a quantidade de resíduos destinados de forma incorreta e que terminam em lixões ou aterros (altamente poluentes) e ajuda na conservação de recursos naturais com o retorno dos recicláveis para a cadeia produtiva;

Ganha o município

Porque cumpre as determinações legais da política nacional de resíduos sólidos, oferece um trabalho digno e socioprodutivo para os catadores e cria um ambiente mais sustentável e com maior qualidade de vida para os seus moradores;

Ganha o cidadão

Porque cumpre o seu papel de segregar seus resíduos que podem ser reciclados, contribui com o fortalecimento das cooperativas de catadores e faz a sua parte na construção de uma sociedade mais sustentável e feliz;

Patrocínio principal

A Alliance to End Plastic Waste é parceira Recicleiros desde junho de 2022 e principal patrocinadora do programa Recicleiros Cidades. A colaboração de cinco anos visa ajudar a conter o vazamento de resíduos plásticos no ambiente, apoiando os esforços de reciclagem do Instituto Recicleiros para levar este projeto para 60 cidades, de 26 estados do Brasil. A Alliance é uma OSC global com a missão de acabar com o desperdício de plástico no meio ambiente. Seu foco é a implementação de projetos e o investimento em soluções inovadoras para desenvolver ou aprimorar sistemas de gestão de resíduos.

Quer saber como o seu município pode ser um território Recicleiros?

Quer saber como o seu município pode ser um território Recicleiros?

Capacitar para transformar

Recicleiros entende que somos todos interligados pela rede da vida e que todo aprendizado precisa reverberar de modo a capacitar pessoas. Esta é a proposta da Academia Recicleiros do Gestor Público e do Catador.

Academia do Catador

Um modelo de academia que capacita o catador tecnicamente para que ele se torne empreendedor e protagonista de todos os processos da reciclagem em seus territórios.

Boletins Informativos

Acompanhe todas as novidades Recicleiros.

(11) 4175-0143

contato@recicleiros.org

Rua General Sócrates, 418 - Penha de França, São Paulo, SP. CEP 03632-040

Conectamos pessoas, munícipios e empresas para vencer o desafio do lixo e da desigualdade social no Brasil.

Nossas redes

Copyright © 2023 Recicleiros – Todos os direitos reservados.