A reciclagem é um pilar fundamental para a economia circular, a proteção ambiental e a geração de renda. Mas, o que realmente motiva as pessoas a participarem de campanhas de coleta seletiva? Um estudo recente, realizado pelo Instituto Recicleiros em parceria com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (Neper/USP), analisou os fatores socioeconômicos que influenciam esse comportamento em 11 cidades brasileiras.
O artigo científico “Relação entre os motivadores para adesão a campanhas de coleta seletiva e características socioeconômicas em contexto brasileiro” foi desenvolvido por Ana Teresa Rodrigues de Sousa, Júlia Fonseca C. Andrade, Mônica de Sousa Alves, Luciana Ribeiro e Valdir Schalch, representando Neper e Recicleiros. O conteúdo foi apresentado e publicado nos anais no 33º Congresso da ABES, Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A publicação tem como base uma ampla pesquisa realizada por Vox Lab, laboratório do Instituto Recicleiros dedicado a estudos de mudança de comportamento da população sobre reciclagem, cuja amostragem é de 4.419 pessoas entrevistadas em onze cidades, oito estados e quatro regiões. O universo populacional da pesquisa é de 672.942 pessoas em ambientes nos quais está presente o Programa Recicleiros Cidades.
Importante registrar que essa pesquisa foi fomentada pela SIG, patrocinadora semente do Instituto Recicleiros.