A gestão eficiente de resíduos sólidos é um dos maiores desafios enfrentados pelos municípios brasileiros nas últimas décadas. Com leis ambientais mais rígidas e a necessidade urgente de ações sustentáveis para a harmonia do ecossistema do planeta, os gestores públicos precisam de soluções inovadoras e apoio técnico para implementar sistemas eficientes de coleta seletiva e reciclagem inclusiva.

É dentro desse contexto que nasce o Núcleo de Políticas Públicas (NPP) Recicleiros, cujo objetivo é oferecer uma parceria estratégica para capacitar gestores, fortalecer políticas públicas e criar caminhos sólidos para a sustentabilidade da reciclagem no Brasil. O compromisso é construir soluções duradouras, fortalecer a economia circular e ampliar a inclusão socioeconômica das catadoras e dos catadores, os protagonistas da reciclagem.

“A implementação de políticas públicas eficazes para a gestão de resíduos sólidos exige mais do que intenção – requer conhecimento técnico, planejamento estruturado e articulação institucional. Foi com essa visão que estruturamos o NPP, consolidando um modelo que oferece suporte completo aos gestores municipais. Nosso compromisso vai além da qualificação: criamos caminhos regulatórios, viabilizamos infraestrutura e fomentamos parcerias estratégicas para garantir que a coleta seletiva e a reciclagem inclusiva sejam políticas públicas sólidas e permanentes nos municípios brasileiros”, explica Fábio Augusto, Coordenador de Projetos, responsável pelo do eixo de entrada do NPP, Relacionamento e Qualificação de Municípios.

Leia também:

Programa Recicleiros Cidades: conheça a história do jingle que avisa as pessoas que o caminhão da coleta está chegando

Como a reciclagem pode colaborar no combate às mudanças climáticas?

Como Guaxupé (MG) está desbravando a economia circular, a partir de uma parceria entre Delterra e Recicleiros

A trajetória do NPP começou ainda em 2017, com o Edital Cidade+Recicleiros, uma iniciativa pioneira para apoiar municípios na estruturação da coleta seletiva e reciclagem inclusiva. Em 2021, a área deu um salto a partir da criação da Academia Recicleiros do Gestor Público (ARGP), uma plataforma online inovadora que ampliou o alcance de Recicleiros na esfera municipal e, além disso, aprimorou o suporte técnico oferecido.

Agora, em 2025, o NPP se fortaleceu como um pilar estratégico do Instituto Recicleiros, atuando em três frentes principais: qualificação municipal; desenvolvimento do espaço regulatório; e planejamento e instalação de ecossistemas perenes de reciclagem

Soluções que geram resultados para os municípios

O propósito do Núcleo de Políticas Públicas (NPP) Recicleiros é ser agentes de transformação, conectando governos, sociedade civil e setor privado para construir sistemas estruturantes de coleta seletiva e reciclagem que funcionem de verdade.

Para tanto, o NPP está estabelecido em quatro pilares principais de atuação:

Capacitação de Gestores: por meio da Academia Recicleiros do Gestor Público (ARGP), oferece cursos, mentorias e trilhas de conhecimento para preparar agentes públicos na implementação de políticas públicas sólidas de coleta seletiva e reciclagem.

Assessoria Técnica: auxilia na construção do arcabouço regulatório, diagnóstico local e planejamento operacional, garantindo segurança legal e eficiência nas operações.

Implantação de Infraestrutura: coordenação da instalação de Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMRs) dentro do Programa Recicleiros Cidades, estruturando a cadeia da reciclagem ética e inclusiva.

Articulação de Parcerias: facilitação da conexão entre municípios, cooperativas e empresas, promovendo a economia circular e a inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores Brasil afora.

Ao longo dos anos, o NPP vem oferecendo ferramentas reais para transformar a gestão de resíduos no país. Os números mostram a importância da área para os gestores públicos municipais e as suas respectivas cidades:

  • +1.400 agentes municipais capacitados desde 2018;
  • 596 acessos à plataforma ARGP, com gestores de quase todos os estados brasileiros;
  • 18 mentorias técnicas realizadas, beneficiando prefeitos, secretários de meio ambiente e equipes técnicas;
  • 7 Leis Municipais da Coleta Seletiva, 6 Leis Orçamentárias Anuais e 4 Leis de Distribuição da Sacola Plástica implementadas com apoio direto do NPP.

Muito além de um projeto, o Núcleo de Políticas Públicas Recicleiros, que tem a SIG como patrocinadora semente, é um movimento organizado pela gestão inteligente de resíduos no Brasil. Com capacitação, estruturação e parcerias, o NPP acredita que é possível transformar desafios em oportunidades e construir cidades mais limpas, justas e sustentáveis.

Se o seu município quer promover transformações socioambientais significativas, o NPP pode indicar o caminho. Vamos juntos?