Entidade ambientalista vai investir cerca de R$ 5 milhões nas cidades selecionadas, além de oferecer suporte técnico estratégico e operacional por meio do Programa Recicleiros Cidades

 

O Instituto Recicleiros abriu as inscrições para a 5ª edição do Edital de Chamamento Público (Seletiva 2023) com o objetivo de selecionar novos municípios para o Programa Recicleiros Cidades. 

 

O programa, único no Brasil, prevê investimentos de até R$ 5 milhões em cada uma das cidade selecionadas, além de fornecer tecnologia, maquinário, inteligência, capacitação e suporte total para que as cidades possam implantar, desenvolver e administrar com eficiência a coleta seletiva sustentável, envolvendo os aspectos ambientais, sociais e econômico. 

 

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10 de março, e os gestores públicos, representantes das cidades interessadas, devem fazer o cadastro acessando este link.

 

Conexão com municípios comprometidos com o social e ambiental

 

Para Erich Burger, fundador e diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recicleiros, o intuito das inscrições é se conectar com municípios que demonstram compromisso, engajamento e visão estratégica da gestão municipal, e que estejam dispostos a atuar de maneira ética, socialmente justa e ambientalmente adequada. 

 

“O primeiro passo da Seletiva é qualificar e preparar os territórios para que possam receber o Programa Recicleiros Cidades. Esse processo envolve uma sequência de mentorias técnicas oferecidas pela Academia Recicleiros do Gestor Público, com especialistas do Instituto Recicleiros, que vão compartilhar seus conhecimentos técnicos e táticos”, explica o diretor.

 

Durante o processo seletivo, os gestores públicos dos municípios devem percorrer a Trilha do Conhecimento, conteúdo oferecido em uma plataforma on-line que soma 120 minutos. “O Programa visa ajudar as cidades na verdadeira e perene transformação social e ambiental a partir da gestão adequada de resíduos. Também dá a oportunidade aos gestores públicos de deixarem um verdadeiro legado da administração ao município e à população”, enfatiza Burger.

 

Apoio para implantação da coleta seletiva e reciclagem

 

Segundo Cezar Augusto, gerente da Academia Recicleiros do Gestor Público e responsável pelas relações com os governos locais, os municípios inscritos serão avaliados individualmente e, aqueles que apresentarem as condições e premissas do Programa, passam a integrar a plataforma Recicleiros Cidades para receber os investimentos propostos no edital. 

 

“Além de assessoria técnica especializada e de longo prazo para sedimentação da política pública sustentável, os municípios selecionados recebem orientação e engajamento para sensibilizar a população na mudança de hábitos, impacto ambiental positivo na sociedade, além de trabalho digno e renda para que catadores se emancipem e tenham mobilidade social”, explica. “Afinal, o Instituto Recicleiros visa unir pessoas, municípios e empresas para vencer o desafio do lixo e da desigualdade social no Brasil”, completa Cezar.

 

O Programa Recicleiros Cidades está presente em 14 municípios nas cinco regiões do Brasil, atualmente. A perspectiva é, até o fim de 2023, estar em plena operação em 20 cidades brasileiras.