A economia circular surge como uma resposta para as questões ambientais e sociais, tão urgentes em um país como o Brasil. Esse modelo contrapõe a economia linear, que há tempos tem se mostrado inconsistente e insustentável. Por mais que esse conceito de economia circular não seja necessariamente novo, sua aplicação ainda é incipiente no mundo, incluindo o Brasil.

 

A reciclagem é um dos elementos fundamentais para efetivação do conceito de economia circular. O desenvolvimento sustentável da reciclagem em nosso país passa por uma decisão de modelos que devem considerar a realidade brasileira, momentânea e histórica. É aí que a ideia de impacto social se conecta de maneira íntima e profunda com o conceito ambiental da reciclagem.

 

Nosso país ainda enfrenta mazelas profundas na área social, com desemprego e fome alarmantes. Figuramos entre os países com maior desigualdade social e de renda do mundo, segundo um estudo publicado no final de 2021 pelo World Inequality Lab (Laboratório das Desigualdades Mundiais), que integra a Escola de Economia de Paris.

 

O desemprego atinge 11,9 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Mais: 18,2 milhões de famílias estão em situação de extrema pobreza, sobrevivendo com renda per capta de até R$ 89 por mês, e destas, mais de 105 mil famílias são de catadores de materiais recicláveis, de acordo com o CadÚnico.

 

Historicamente a coleta de materiais recicláveis sempre foi uma atividade de acesso à economia para pessoas vulneráveis. Quando não se tem outra opção, revirar lixeiras nas ruas sempre foi uma alternativa para sobrevivência. Por isso, a catação de recicláveis se difundiu tanto entre pessoas vulneráveis. Hoje, estamos falando de cerca de 800 mil catadores no Brasil, de acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. A grande maioria, ou até a quase totalidade deles, sobrevivendo em condições precárias e desumanas.

 

No entanto, a nova economia, que vem se fortalecendo em torno de agendas empresariais comprometidas com uma visão crítica sobre sua cadeia de valor, demanda um olhar mais profundo sobre essa parte da cadeia. É preciso considerar ações de recuperação de materiais pós-consumo para retornar ao ciclo produtivo em forma de novos produtos.

 

Garantia de Origem

 

A obrigatoriedade da logística reversa por parte do setor empresarial desde a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, vem ampliando a demanda por reciclagem de produtos e suas embalagens. Adiciona-se a isso todo o movimento que também se fortalece por conta de agendas ESG e que aproximam cada vez mais as empresas das raízes e da totalidade de sua cadeia de valor.

 

No caso das embalagens especificamente, quando falamos de reciclagem do que é realmente pós-consumo, ou seja, o que vira resíduo em decorrência do consumo por alguém de um produto vendido no mercado nacional, há grande chance desse material ter passado pelas mãos de um catador de materiais recicláveis.

 

É aí que a questão fica delicada.

 

No Brasil, reciclamos apenas 4% dos 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos que geramos anualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

 

Estimativas sugerem que dos cerca de 1 milhão de catadores e catadoras de materiais recicláveis atuantes no país, não mais do que 30% estão organizados em associações ou cooperativas, contando com alguma estrutura de trabalho. Os outros 70% estão trabalhando nas ruas ou lixões, que é para onde vai 40% de todo o resíduo urbano coletado pelas prefeituras.

 

Seja nas ruas puxando carroças, nos lixões ou em associações e cooperativas, o que se vê é que a fotografia dessa parte da cadeia não é compatível com o que as políticas e compromissos das empresas direcionam. Falta de segurança, condições precárias de trabalho, remunerações abaixo do mínimo, muito longe do justo e vulnerabilidade. Essas são as características comuns a grande maioria dos trabalhadores pelas mãos de quem provavelmente esses materiais passaram antes de voltarem ao ciclo produtivo.

 

Logo, a rastreabilidade e a garantia de origem sustentável tornam-se prioridade para qualquer empresa que utilizará o material reciclado para compor sua próxima embalagem ou produto.

 

O futuro da reciclagem inclusiva

 

Como será a próxima fotografia dessa parte da cadeia de valor? Sem dúvida nenhuma deverá ter um aspecto diferente. Ambientes de trabalho mais organizados, mais bem equipados, saudáveis e seguros. Mais ergonomia e jornadas de trabalho mais adequadas. Mais produtividade, remunerações mais dignas e a capacidade de manter e reinvestir em seus negócios. Empresas sociais de alto impacto e alta eficiência, que possam contribuir diretamente com as metas das organizações parceiras.

 

O papel das empresas será o de co-construção desse modelo, com participação ativa na cadeia de valor dessas organizações, com contratos que possibilitem o planejamento, a previsibilidade, a qualificação dos processos e a remuneração justa dos trabalhadores. Será também o papel de focar no design sustentável de seus produtos e embalagens, incluindo matéria-prima reciclada e, com isso, demandar material pós-consumo sustentável e com garantia de origem dessas organizações.

 

Não há como deixar organizações frágeis do ponto de vista financeiro e institucional, sujeitas às oscilações de commodities na hora de comercializar seu produto. Isso é um tiro no pé do próprio setor empresarial. Trata-se de uma definição pela inclusão socioprodutiva e a mobilidade social de pessoas de todo o país. Trata-se do entendimento de que a formalização e qualificação dos processos gera custos, mas traz eficiência e valorização em escala.

 

O futuro passa pela responsabilidade compartilhada, pela formalização e qualificação da cadeia de valor dos recicláveis pós-consumo.

 

Por aqui, seguimos trabalhando na construção desse modelo, atuando desde a base de qualificação das cidades que estão recebendo esse tipo de empreendimento, passando pela qualificação dos processos produtivos desde a coleta até o embarque para a indústria recicladora, até o desenvolvimento em parceria com as marcas, de uma nova perspectiva de compromisso entre as partes que isso tudo seja sustentável e agregador de valor de maneira transversal a todo o mercado.

 

Em breve traremos novidades por aqui. Fiquem ligados.