O Instituto Recicleiros fechou uma parceria inédita com a ZBRA, empresa de desenvolvimento de software com quase 20 anos de mercado, que está gerando grandes resultados dentro e fora da organização.
O objetivo é desenvolver um sistema personalizado para gestão inteligente de dados e, assim, trazer ainda mais transparência às ações de Recicleiros, além de melhorar os procedimentos internos de administração e governança corporativa.
O acordo também faz parte do compromisso da organização de promover inovação e melhoria contínua nos processos, beneficiando a todos os segmentos envolvidos no dia a dia do Instituto. Afinal, com um sistema moderno digital, as informações ficarão mais acessíveis, por exemplo, aos investidores que apoiam as ações de Recicleiros, assim como as cooperativas parceiras, geridas por catadores, que operam as Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMRs).
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Para acompanhar o crescimento de Recicleiros nos últimos anos, a evolução na gestão de dados tornou-se uma necessidade. “Em síntese, temos um grande volume de dados dentro do Instituto Recicleiros, com muitas variáveis. Como são muitas informações para correlacionar, chega em um momento em que realmente é um trabalho muito complexo de fazer por meio de planilhas”, explica Jessika Arimura, da área de relacionamento comercial, pós-venda e conciliação de Recicleiros.
Essa foi a razão pela qual Recicleiros procurou apoio da tecnologia oferecida pela ZBRA, especialista, dentre outras coisas, em transformar os processos baseados em planilhas em softwares eficientes de gestão de dados.
Software construído a muitas mãos
Para iniciar os trabalhos, no início de 2022, representantes de ZBRA e Recicleiros se encontraram durante oito dias inteiros para fazer descobertas, trocar informações, analisar e compreender os desafios e, então, encontrar as possíveis soluções.
“Eram 10 pessoas de diferentes perfis, incluindo os usuários finais, e isso é importante para a cocriação porque tem um alinhamento, tanto estratégico quanto a operação do sistema. Foram dias de muita discussão e conseguimos chegar a uma ideia de solução”, conta Gustavo Ayres, CIO da ZBRA.
Feito isso, o passo seguinte foi começar a programar, mexer no código e, em seguida, começar a fazer as entregas faseadas do sistema. Hoje, aliás, a maior parte dos dados já está presente no novo sistema de Recicleiros, e a entrega final do software está prevista para acontecer no próximo mês de agosto, antes do previsto inicialmente no cronograma.
“O que fizemos foi criar um sistema que facilita a entrada de dados, centraliza todos os dados e também facilita o acesso à informação a todos os interessados, como investidores, órgãos reguladores e cooperativas. Por exemplo, o próprio investidor pode atualizar dados dentro do sistema”, acrescenta Ayres.
Assim, os investidores terão fácil acesso a informações sobre as operações de logística reversa do Instituto Recicleiros com previsão de massa futura, incluindo os contratos em vigor, o que já foi realizado e a previsão das próximas entregas.
Jessika afirma ainda que o novo software da ZBRA vai melhorar a produtividade, já que a gestão do tempo está sendo aprimorada. “A economia de tempo será melhor, pois vamos agilizar processos internos com as informações mais acessíveis dentro do sistema”, projeta.
Alinhamento com a causa socioambiental
A parceria entre Recicleiros e ZBRA, é bom dizer, só foi possível graças ao alinhamento existente entre as partes. De acordo com os líderes da ZBRA, essa conexão com o cliente é muito importante, até para a execução mais fluida do trabalho. “O foco de Recicleiros de oferecer uma vida digna aos catadores marcou a gente desde o início. E o esforço para fazer esse projeto acontecer tem a ver com esse alinhamento de valores”, conta Gustavo.
“Internamente a gente fala muito sobre empatia. No caso de Recicleiros para nós é fácil ter empatia porque é uma causa social que a gente se identifica, tem a ver com reciclagem. Isso gera muito mais motivação na equipe porque eles entendem o valor do software que estão entregando. Se o software funcionar, terão mais catadores tendo uma vida digna e mais resíduos sendo reciclados”, complementa Alexandre Cunha, sócio da ZBRA.
Segundo ele, a empatia com o usuário e com o cliente faz parte do modo de operar com todos os clientes.
Um pouco mais sobre a ZBRA
A ZBRA nasceu 18 anos atrás a partir da união de Alexandre Cunha e Milton Terra, que viram uma oportunidade em iniciar um negócio que prezasse pela satisfação do engenheiro de software e, também, do cliente, ou seja, em que as duas partes ficassem satisfeitas.
Com o tempo, a empresa foi crescendo organicamente, inclusive por conta das indicações. Hoje, o time da ZBRA conta com praticamente 100 pessoas.
“Criamos um ambiente onde as pessoas querem permanecer, e isso é muito importante para nós. E do outro lado, os clientes também querem ficar. Por exemplo, tem cliente que está com a gente desde o começo, outros com mais de 10 anos. Para nós, a medida de sucesso é isso, quanto tempo os clientes e os desenvolvedores querem ficar com a gente”, diz Alexandre.
Jessika fala das trocas produtivas que tiveram até aqui. “Eles são muito ativos, estão ajudando em vários aspectos, até como consultores. É uma parceria muito boa para nós. Desde as primeiras conversas eles mostraram engajamento com a causa, acreditaram no nosso projeto e fizeram questão de contribuir”, encerra Jessika, a coordenadora deste projeto.
Para saber mais informações sobre a empresa, acesse: https://zbra.dev/