Recicla+Pernambuco: Uma transformação estrutural e de alto impacto social na reciclagem do estado
Recicla+Pernambuco é uma iniciativa estruturante do Governo de Pernambuco em parceria com o Instituto Recicleiros para ampliar a coleta seletiva, fortalecer cooperativas e qualificar a gestão pública municipal.
O projeto instala novas unidades de triagem, forma gestores, leva educação ambiental para a população e impulsiona a inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores nos municípios atendidos.
Resultados esperados
4 novas cidades com políticas públicas municipais de reciclagem: Salgueiro, Pesqueira, Camaragibe e Bezerros
200 postos de trabalho em potencial
9.600 t/ano de capacidade de triagem adicional instalada
282 mil pessoas atendidas com coleta seletiva na porta
200 catadoras e catadores beneficiados pela inclusão socioprodutiva
10.000 t de material reciclado
20.590 t de
emissões de
CO2 evitadas
(UK BEIS/DEFRA)
Projeto aprovado pelo MMA na Lei de incentivo à Reciclagem
O Recicla+Pernambuco foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e publicado no DOU, estando habilitado para captação via Lei de Incentivo à Reciclagem. Empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir parte do IR devido ao investir no projeto, fomentando infraestrutura, inclusão socioprodutiva e uma reciclagem ética no estado.
O maior projeto do Nordeste e único programa em Pernambuco com Termo de Compromisso firmado com o Governo do Estado, garantindo créditos de alta integridade, rastreabilidade e auditoria independente.
No Recicla+Pernambuco, uma tonelada vale 4 vezes mais.
Metas
As contrapartidas são personalizáveis, conforme o aporte e os objetivos de sustentabilidade da empresa, e podem incluir relacionamento governamental, presença em território, conteúdos de impacto, participação em agendas estratégicas do projeto e dados e relatórios, sempre alinhadas às temáticas de reciclagem inclusiva, economia circular e inclusão produtiva de catadoras e catadores.
Como investir
R$ 20 milhões já aportados pelo Governo de Pernambuco.
Captação de R$ 9 milhões complementares via incentivos fiscais (Lei de Incentivo à Reciclagem 14.260/2021), fundos não reembolsáveis e créditos de logística reversa.
Estrutura de blended finance que combina investimento público e privado, reduz risco e amplia impacto.
Quem já participa do Recicla+Pernambuco
Junte-se a nós na construção de um Pernambuco mais resiliente e circular. Uma transição justa passa pela criação de empregos verdes e, ao apoiar o Recicla+Pernambuco, sua empresa também fortalece a ação pelo clima.
O Instituto Recicleiros é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que nasceu, há 18 anos, pensando nos desafios do lixo e da desigualdade social. Desde 2017, implementa modelos de reciclagem inclusiva e contribui para a construção de cidades inteligentes, resilientes e circulares, em parceria com governos, catadores, sociedade e setor privado.
Principais Parceiros do Instituto Recicleiros