A Academia Recicleiros do Gestor Público auxilia equipes da administração municipal a estabelecerem em seus territórios condições favoráveis para implantação e desenvolvimento sustentável da coleta seletiva e reciclagem. Construída em formato online, para que seja acessível para qualquer cidade do Brasil, a Academia tem por objetivo compartilhar as experiências acumuladas ao longo dos anos por Recicleiros, trabalhando em parceria com cidades brasileiras para implantar programas de coleta seletiva economicamente viáveis, eficientes e sustentáveis. Aos municípios inscritos no processo de seleção para o Programa Recicleiros Cidades e que cumprirem todos os requisitos do Edital de Chamamento, será dada a oportunidade de sedimentar a política pública de coleta seletiva e de reciclagem com o apoio do programa Recicleiros Cidades, que busca municípios para o próximo ciclo de investimentos.

Academia recicleiros do gestor público
Instrumento de qualificação do seu município para implantação e/ou potencialização do Sistema Municipal de Coleta Seletiva e Reciclagem

Recicleiros inicia em 2021, um novo processo de seleção de municípios para o Programa Recicleiros Cidades.

Academia Recicleiros do Gestor Público

Qualificação do seu município para a implantação da Coleta Seletiva e Reciclagem
Academia Recicleiros do Gestor Público

A porta de entrada para o Recicleiros Cidades

Como ajudamos cidades a gerar transformação social e ambiental na gestão de resíduos.

Assessoria técnica

Especializada e de longo prazo para implantação e desenvolvimento da política pública de coleta seletiva e reciclagem.

Investimentos

Cerca de R$ 5 milhões nos próximos três anos para a coleta seletiva decolar;

Orientação e engajamento

Ações junto à população para sensibilização e mudança de hábitos para reciclagem.

Trabalho digno e renda

Incubação de cooperativa na Academia Recicleiros para autonomia e mobilidade social dos catadores.

Qualificação e capacitação

Prepara os municípios, qualificando e capacitando os gestores públicos, para implantação de uma política pública perene de coleta seletiva e reciclagem inclusiva.

Impacto ambiental positivo

Potencializa a destinação adequada das embalagens pós-consumo descartadas pelos usuários/consumidores, evitando que elas terminem nos aterros e lixões.

nós já fazemos a diferença no brasil

A força da Gestão Compartilhada​

Hoje, 16 municípios já fazem parte do Programa Recicleiros Cidades, dezenas de catadores e marcas estão de mãos dadas para escrever essa história de preservação ambiental e desenvolvimento social.

RECICLEIROS CIDADES ​

Construção de base sólida para que a reciclagem possa se desenvolver como cultura e legado. ​

Regulamentação e fiscalização

Buscamos colaborar com programas longevos, capazes de gerar resultados transformadores e de longo prazo. Legado e desenvolvimento de cultura de sustentabilidade dependem de uma base sólida, instituída de maneira regulamentar na cidade e um processo de fortalecimento da política pública pela fiscalização das práticas.

Coleta e transporte

Investimos na implantação de infraestrutura, formação de cooperativa, qualificação da gestão e desenvolvimento do hábito da reciclagem, mediante o compromisso do município em coletar e transportar os recicláveis até a unidade de triagem que montamos. Para isso, o município deve ter orçamento e infraestrutura de coleta (veículos e efetivo) seja da municipalidade ou terceirizado.

Formalização da parceria

Nossa parceria com o município é formalizada por meio de Termo de Colaboração ou Cooperação, reconhecendo os papéis e responsabilidades de cada parte. Assim, garantimos as melhores condições para o desenvolvimento de uma parceria sólida e de longo prazo.

Envolvimento intersecretarial

Buscamos algo muito maior do que apenas colocar máquinas em um galpão e tirar uma bela foto inicial do projeto. Para que a reciclagem seja desenvolvida como uma prática permanente e parte da cultura de uma cidade, é fundamental o trabalho transversal de secretarias. Para isso, incentivamos a formação de Grupo de Trabalho Intersecretarial.

Patrocinador semente

SIG é patrocinadora semente Recicleiros. Desde 2018, é uma empresa que acredita no maior projeto que implementa e mantém nos municípios brasileiros um sistema de coleta seletiva e reciclagem eficiente e inclusivo. A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas para alimentos e bebidas e envases flexíveis e tem um compromisso em devolver à sociedade e ao meio ambiente mais do que tira deles. Junto com Recicleiros, SIG se fortalece como uma empresa de impacto positivo.

Transformamos os impactos do lixo em oportunidade de cooperação para viabilizar uma transição rumo à atuação circular.

Boletins Informativos

Acompanhe todas as novidades Recicleiros.

(11) 4175-0143

contato@recicleiros.org

Rua General Sócrates, 418 - Penha de França, São Paulo, SP. CEP 03632-040

Conectamos pessoas, munícipios e empresas para vencer o desafio do lixo e da desigualdade social no Brasil.

Nossas redes

Copyright © 2023 Recicleiros – Todos os direitos reservados.